A melodia está na tonalidade de Fá M e tem um âmbito de 6ª Maior [Dó 3 – Lá 3].
É constituída por intervalos de 4ª P, uma 6ª m e várias 2ª (m e M), que predominam na segunda metade.
A melodia está escrita no compasso 2/4, binário de tempos de divisão binária.
O ritmo é silábico e quase exclusivamente escrito em colcheias, com semínimas nos finais de frase. São de destacar as entradas em anacruse dos inícios das frases.
O andamento é moderado (Moderato), sem variações.
Forma binária (AB).
A melodia divide-se em duas partes que se repetem (AABB), cada uma com a duração de 4 compassos.
Neste arranjo o conjunto AABB é cantado quatro vezes, já que foram escolhidas apenas quatro profissões. No arranjo ouve-se no final a frase A, o que formalmente, podia ser aceite como uma forma ternária (ABA), mas que o arranjador assume como parte da Coda, mantendo-se por isso a classificação de forma binária.
O arranjo segue o plano formal seguinte:
Introd. AABB Interl. AABB Interl. AABB Interl. AABB Interl. Coda.
O arranjo tem uma sonoridade que remete para o Jazz e o Swing.
Na Introdução são citados excertos da melodia principal interpretada pelo assobio, acompanhado pela bateria, contrabaixo e piano, também presentes nas partes A e B.
No Interlúdio ouvem-se os ambientes sonoros caraterísticos da profissão que surgiu na anterior parte B.
Na Coda repete-se uma vez mais a parte A da melodia, com uma pequena conclusão instrumental.
Senhora Dona Anica
venha abaixo ao seu jardim.
Venha ver os jardineiros
a fazer assim, assim...
Senhora Dona Anica
venha abaixo ao seu jardim.
Venha ver os cozinheiros
a fazer assim, assim...
Senhora Dona Anica
venha abaixo ao seu jardim.
Venha ver os bateristas
a fazer assim, assim...
Senhora Dona Anica
venha abaixo ao seu jardim.
Venha ver os bailarinos
a fazer assim, assim...