A melodia está na tonalidade de Dó M e tem um âmbito de 9ª menor [Si 2 – Dó 4].
É constituída por graus conjuntos e intervalos de 3ª (maior e menor), com ocasionais 4ª P e 5ª P ascendentes.
A melodia está escrita no compasso 2/4, binário de tempos de divisão binária.
O ritmo é silábico e quase exclusivamente escrito em semínimas e colcheias, aparecendo ambas pontuadas. Há ainda no último verso uma tercina de colcheias justificada pela prosódia do texto.
O andamento é rápido (Allegro), sem variações.
Pode ser considerada forma binária (AB).
A melodia divide-se em partes assimétricas que se repetem com variações (ABA’B’)
As partes são constituídas por pequenas frases de diferentes durações: A(aa) tem 4+4 compassos; B(bb’) tem 6+5compassos; A’(a’a’) tem 4+4 compassos; e B’(b’’a’b’’) tem 6+4+6 compassos.
O conjunto ABA’B’ é cantado duas vezes, já que a canção tem duas estrofes na parte A’, e apenas um texto nas restantes.
O arranjo segue o plano formal seguinte: Introd. ABA’B’ Interl. ABA’B’ Coda.
A instrumentação inclui piano e guitarra acústica.
Senhor Galandum,
Galandum, galandaina;
Senhor Galandum,
Galandum, galandaina.
Madre la Biscaia, culas tres traseiras,
culas delantreiras;
dá-me la mano isquierda,
dá-me la dereita.
I arredem-se atrás
que manda la reb'rência.
Nun bos manda'l Rei,
que manda la justicia.
Estes beiladores que se caien
cula risa, que se caian, que se caian.
Num bos manda'l Rei,
que bos manda lalcalde.
Estes beiladores que se lebantem,
i que bailen, i que bailen, i que bailen.