A melodia está na tonalidade de Sol M e tem um âmbito de 8ª Perfeita [Si 2 – Si 3].
É constituída por intervalos melódicos de 2ª (m e M) e 3ª m , com duas 4ª P e uma 6ª m nos finais de frases da 1ª parte. A 2ª parte tem notas repetidas, intervalos melódicos de 2ª (m e M) e 3ª m e um intervalo de 4ª P na ligação do antecedente com o consequente.
A melodia de toda a canção tem um caráter ondulante e tranquilo.
A melodia está escrita no compasso 6/8, binário de tempos de divisão ternária .
O ritmo é silábico e exclusivamente escrito em semínimas e colcheias, com pausas entre frases.
Uma das células características da primeira parte da canção é a [colcheia+semínima] e, na segunda parte, a de [semínima+colcheia)].
Toda a canção tem um balanço ondulante e fluido e o andamento é lento, se bem que a divisão ternária lhe dê o carácter ondulante referido.
Forma ternária (ABA).
A melodia divide-se em duas partes que se repetem (AABBAA), sendo a parte A o refrão e a parte B a estrofe. O refrão (A) repete sempre o mesmo texto e a estrofe (B) não.
O arranjo segue o plano formal seguinte: Introd. AA BB AA.
A introdução é tocada por uma kalimba e uma guitarra, num contexto diferente da melodia da canção, criando um ambiente de tranquilidade. A melodia é acompanhada pelo piano e guitarra e o assobio.
O mar enrola na areia
Ninguém sabe o que ele diz
Bate na areia e desmaia
Porque se sente feliz.
O mar também é casado, ai
Até o mar tem mulher
É casado com a areia, ai
Pode vê-la quando quer.
O mar também é casado, ai
Até o mar tem filhinhos
É casado com a areia, ai
E os filhos são os peixinhos.
O mar enrola na areia
Ninguém sabe o que ele diz
Bate na areia e desmaia
Porque se sente feliz.