A melodia está na tonalidade de Sib M e tem um âmbito de 8ª Perfeita [Sib 2 – Sib 3 ].
É constituída essencialmente por intervalos melódicos de 2ª (m e M) e 3ª (m e M).
A primeira frase da canção divide-se em duas partes, podendo reconhecer-se a primeira como uma forma de pergunta, a que se segue a resposta na segunda parte da mesma, identificável pelo texto Larau-larau-larito.
A melodia está escrita no compasso 2/4, binário de tempos de divisão binária.
O ritmo é silábico e escrito em semínimas e colcheias. Todas as frases começam em anacruse.
O andamento é lento e sem variações de tempo.
Forma binária (AB).
O conjunto AB é cantado cinco vezes, de acordo com o número de estrofes.
O arranjo segue o plano formal seguinte: Introd | AB AB AB AB | Coda ||
Na introdução destaca-se o saxofone tenor com um tema melódico em jeito de improviso.
Quanto à instrumentação pode ouvir-se uma forma comum das formações de jazz, o quarteto. Este quarteto é constituído pela secção ritmica, incluindo-se aqui a bateria, contrabaixo e piano, e um instrumento solista, neste caso, o saxofone tenor.
Uma vez uma pastora,
Larau-larau-larito.
Com o leite do seu gado,
mandou fazer um queijito.
Mas o gato espreitava,
Larau-larau-larito.
Mas o gato espreitava
com sentido no queijito.
E aqui metia a pata,
Larau-larau-larito.
E aqui metia a pata
e além o focinhito.
A pastora, de zangada,
Larau-larau-larito.
A pastora, de zangada,
foi fechar o seu gatito!
E aqui termin´a história,
Larau-larau-larito.
E aqui termin´a história
da pastora e do gatito.