Este website utiliza cookies para nos ajudar a prestar-lhe um melhor serviço aquando da sua visita ao nosso site. Ao continuar a utilizar este website, está a permitir a nossa utilização destes cookies. Continuar

Teatro musical / Ciclos de canções

Vamos Construir Uma Cidade - 1. Marcha (Canção)

‘Vamos Construir Uma Cidade’ é um projeto para as escolas do ensino básico, concebido a partir da ópera escolar de Paul Hindemith Wir Bauen Eine Stadt e resultou da criação de uma versão portuguesa, de Eugénio Sena, que privilegiou os temas de sensibilização ambiental.

 

Marcha de abertura “Vamos Construir Uma Cidade” que funciona como abertura da peça onde todos entram cantando um refrão genérico afirmando a necessidade de querer construir uma cidade nova.

Selecionar versão Vídeo | Áudio:
Voz e acomp.
Acompanhamento
Melodia e acomp.
Acomp. (Marcha e Canção)
Pauta
Estrutura da obra

 

Esta ópera compreende canções e partes instrumentais, organizadas da seguinte forma:

 

  • Introdução instrumental – Marcha 1 - Entrada

  • Marcha 2 – Coro

  • Canção “A Casa Amiga”

  • Instrumental – Diálogo I

  • Canção “A Cidade Difícil”

  • Canção “Os Ruídos da Cidade” – parte 1

  • Canção “Os Ruídos da Cidade” – parte 2

  • Instrumental – Diálogo II

  • Canção “A Cidade Nova”

  • Canção “Lição Sobre o Ambiente”

  •  Canção “Canção do Aquecimento Global”

  • Canção “Cantar Pode Fazer Mudar”

  • Marcha - Reprise

Abordagem à obra em contexto escolar

 

"A ópera infantil ou o teatro musical têm características ideais para se constituírem em projectos de toda a escola e poderem ser uma fonte de estímulo para todos os alunos, mesmo para aqueles que não querem cantar, desde que o projecto inclua, à partida, todas as componentes que a produção de um espectáculo deste género requer. Cantar é o princípio, evidentemente. Cantar temas e problemas que afectam o dia-a-dia dos que vivem em sociedade parece-me indispensável. Não faltam temas para desenvolver.

 

A educação cívica, de que nunca é demais falar, a nutrição, a literacia financeira, a crise da sociedade de consumo, isto para falar de temas especialmente actuais, mas praticamente qualquer assunto das próprias disciplinas curriculares poderá também servir para esse fim. Também a diversidade do que se poderá fazer à volta da produção da apresentação final do trabalho é imensa. Os alunos que se sintam desconfortáveis a cantar poderão ter sempre outras alternativas de participação no projecto: tocar um instrumento, dançar, escrever, desenhar, estudar o tema em causa para acções de sensibilização junto dos colegas, auxiliar o corpo docente em tarefas de que se podem responsabilizar seja no aspecto mais criativo ou mais executivo como por exemplo ajudar na concepção e construção de adereços, cenários, guarda-roupa, estudar e compreender os equipamentos técnicos de palco para ajudar posteriormente a montá-los e operá-los, imaginar a divulgação interna e externa do espectáculo e trabalhá-la graficamente, até mesmo procurar financiamento junto da comunidade.

 

A organização de um espectáculo tem o rigor da gestão de uma empresa mas com a vantagem acrescida de reunir sempre aptidões muito diversificadas, tanto artísticas como técnicas mas também administrativas ou indiferenciadas que poderão fazer compreender facilmente às crianças e jovens a importância do trabalho individual e do trabalho de grupo, os conceitos de diversidade e de divisão do trabalho, a necessidade de complementar o estudo teórico com a realização prática e de como todo o conjunto de actividade é essencial para a criação de um produto ou bem comum que é, aqui, a apresentação final do espectáculo."

 

 

(Fonte: Eugénio Sena in Revista de Educação Musical da APEM, nº 136 – Janeiro-Junho 2011, pp.33-42)

Ficha da canção
Download
Pauta
Letra

1. MARCHA (Entrada)

 

Nós vamos construir agora

Uma cidade nossa amiga

Não queremos a cidade antiga.

 

Nós vamos pensar tudo de um modo diferente

Nas pessoas e no ambiente

E nas coisas que nós temos

Para dar a toda a gente

 

Nós vamos construir agora

Uma cidade com ar puro

Para não ficarmos sem futuro

 

Nós vamos fazer no dia-a-dia

Um mundo onde não falte energia

E se aprenda a palavra ecologia

E não se esconda a verdade

 

Sabemos que esta é a hora

de inventar de novo a cidade

A Minha Lista