A melodia está escrita na tonalidade de Mib Maior e tem um âmbito de 6ª Maior [Sib 2 – Sol 3].
Com expeção do quinto compasso, onde se canta um intervalo de 6ª descentente, a melodia é construída essencialmente por graus conjuntos.
Canção de andamento moderado, escrita em compasso quaternário. O padrão rítmico que se ouve no acomapanhamento acentua os tempos 2 e 4 de cada compasso, sendo esta uma das características de base das músicas afro-americas, como é o caso dos Gospel, Blues e Jazz. Cada secção da canção é separada por um break (acentuação rítmica) de todos os instrumentos.
Introd. | AB | AB | Coda ||
O arranjo reproduz características estilísticas do Rythm´n´blues, observáveis na instrumentação e interpretação da canção. Salientam-se a já referida acentuação dos tempos 2 e 4 na bateria e a improvisação de frases melódicas (riffs) da guitarra ao longo da canção.
Quanto à instrumentação podem ouvir-se: Bateria; Orgão Hammond; Piano; Guitarras eléctricas; Baixo Eléctrico.
Nota: Guitarra eléctrica por Marco Reis.
Oh, freedom.
Oh, freedom.
Oh, freedom over me.
And before I'd be a slave,
I'll be buried in my grave.
And go home
to my Lord and be free!
There'll be singing.
There'll be singing.
There'll be singing, over me.
And before I'd be a slave,
I'll be buried in my grave.
And go home
to my Lord and be free!
Free!
Free!