Hotaru Koi é uma canção cantada em diferentes versões, podendo variar entre a versão simples, com apenas uma estrofe, habitualmente interpretada por crianças, e outra, para coro com arranjo mais complexo e desafiante escrito por Roh Ogura, compositor japonês do sec. XX.
Desmontámos a canção em partes para que seja possível escutar os instrumentos e frases que integram o arranjo. No início da canção é possível escutar um conjunto de instrumentos e sons. É só clicar e manter o ouvido atento.
Agora, os quatro instrumentos de cordas mais famosos, do mais grave para o mais agudo: o contrabaixo, violoncelo, viola de arco e violino, utlilizando técnicas de tocar diferentes, com arco e pizzicato.
Outros instrumentos e sons.
Para aprender a canção:
Para cantar a canção:
Numa primeira fase, cantar várias vezes a canção individualmente para que, posteriormente, seja possível cantar a duas vozes, em cânone, como neste exemplo.
Depois de aprendida a canção:
Tratando-se de uma canção sobre o pirilampo, que é um inseto luminescente, porque não tentar dar luz e movimento à canção?
Estes exemplos poderão servir de inspiração para explorar: o primeiro é mais mecânico, ligado ao ritmo e palavras da canção, o segundo é mais livre, representativo do voo dos pirilampos e o terceiro mistura os dois conceitos. Basta uma pequena lanterna e deixar voar a imaginação...
O, o, o pirilampo
Luz e reluz toda a noite a piscar
Ponto por ponto, farol do jardim
O, o, o pirilampo