A melodia está na tonalidade de sol menor harmónica (com sensível, i.e. o sétimo grau está alterado ascendentemente) e tem um âmbito de 9ª Maior [Dó 3 – Ré 4]. A canção apresenta três partes diferentes, com âmbitos ligeiramente diferente, respectivamente, central [Ré 3 – Si b 3], mais grave [Dó 3 – Sol 3] e mais agudo [Ré 3 – Ré 4].
A melodia é constituída por intervalos melódicos de 2ª (m e M) e 3ª (m e M), com dois característicos intervalos de 2ª Aumentada (entre o 6º grau, mi b, e a sensível da tonalidade, fá #), na 1ª parte. Na 2ª parte aparecem os intervalos de 2ª (m e M), 3ª m, 5ª P e a referida 2ª Aumentada. Na 3ª parte há várias notas repetidas e os intervalos de 2ª (m e M) e 3ª m, 4ª P e 6ª menor.
A melodia está escrita no compasso 4/4, quaternário de tempos de divisão binária.
O ritmo é silábico e quase exclusivamente escrito em semínimas e colcheias, com mínimas (ou semibreves)nos finais de frases. De salientar as 3 síncopas irregulares da 1ª parte, e a entrada em anacruse dos motivos rítmicos (com excepção do 1ª), as 2 síncopas regulares no começo da 2ª parte, as células rítmicas com ponto de aumentação e o contratempo final [pausa de colcheia com ponto de aumentação + semicolcheia], na 3ª parte.
O andamento é rápido (Allegro Moderato) e é normal a execução desta canção com um marcado accelerando no final.
A canção é constituída por três partes A, B e C de dimensões muito diferentes, com 4 compassos na 1ª e na 2ª partes, que se repetem com ligeiras variações, e 10 compassos na última parte (que podemos considerar com 2 compassos de preparação em “Uru, uru ahim!” e uma frase de 8 compassos. O plano formal é, assim: AA’BB’C.
O arranjo segue o plano formal seguinte: Introd. AA'BB’C Interl. AA'BB’C Coda.
O arranjo tem uma introdução instrumental feita por dois clarinetes que apresentam as frases A e B (sem repetição) com Rubato. De seguida entram os instrumentos de percussão que marcam a entrada da melodia. O clarinete toca a melodia durante toda a canção, sem nenhuma variação rítmica ou melódica, enquanto os instrumentos de percussão, à medida que a canção progride, vão realizando ornamentos, terminando com algum virtuosismo. É ainda de realçar a simplicidade com que a percussão e as cordas começam e o quase improviso com que terminam.
Hava nagila
Hava nagila
Hava nagila venismeha
Hava nagila
Hava nagila
Hava nagila venismeha
Hava neranenah
Hava neranenah
Hava neranenah venismeha
Hava neranenah
Hava neranenah
Hava neranenah venismeha
Uru, uru ahim!
Uru ahim belev sameah
Uru ahim belev sameah
Uru ahim, uru ahim
belev sameah