A melodia está na tonalidade de Dó m (ou, se quisermos enquadrar de outra forma, no modo dórico) e tem um âmbito de 9ª M [Sib 2 - Dó 4].
Desenvolve-se essencialmente por graus conjuntos e intervalos de terceiras e quartas.
A melodia está escrita no compasso 4/4, quaternário de tempos de divisão binária.
O ritmo é silábico e está escrito predominantemente em semicolcheias, colcheias e semínimas, com acentuação sincopada, que confere um caráter reconhecível à canção
O andamento é Andante (semínima=92).
Forma essencialmente ternária com uma introdução cantada (A) e uma estrutura assimétrica ternária (B C D) que se repete, ainda que não integralmente.
Conclui com uma frase intrusa no contexto da canção (tal como já havia sucedido com a introdução, que assume aqui o papel de Coda.
O arranjo integra os seguintes instrumentos musicais: timbila, pequenas percussões, bombos tradicionais, piano elétrico, sintetizador.
O arranjo segue o plano formal seguinte:
| A | B | CCC | D | B | CC| D | D/E ||
Bananooo - Ainda não comeu
Bananooo - Ainda não comeu
Bananooo - Ainda não comeu
já comeu...
Porquê, porquê, porquê?
Porquê, porquê, porquê?
Porquê, porquê, porquê?
Levas a vida com um sorriso?
Escondi um verso na tua mão
Não oiço a lua desde então
Nas dobras do teu braço, no regaço há canção
Nas voltas da cintura, há ternura e um chão.
Mudei de casa, Monte Abraão
Já não brincava desde então
Na ginga da vizinha que escutava o malhão
No vira lá do tio kizombava o Gastão
Chegou o poema e a canção
Ninguém esperava, ai pois não
Canções cheias de ginga pra encantar meu velho irmão
Nas ruas de Maputo zoto zoto, vai Nunão
Brinca, brincando
Sorri, sonhando,
Baila Gingando
Chora, amando
Ma saia ma lenga lenga...