Escutar outras versões deste fado, cantado por Amália Rodrigues, aqui, por Dulce Pontes, aqui e também por Ana Láins, aqui.
Ouvir e reconhecer os instrumentos que tocam no fado. Neste caso, a formação tradicional composta por Guitarra Portuguesa, Baixo acústico e Guitarra.
Procurar distinguir e dialogar sobre características, tímbricas e de função musical, de cada um dos instrumentos.
1. Antes de cantar a canção, poder-se-ão realizar alguns exercícios de aquecimento vocal. (Consultar as orientações apresentadas em Aquecimento Vocal e Tutoriais.)
2. Criar um ambiente para a contextualização das canções. Por exemplo, fazer perguntas sobre a temática da canção, contar uma história, motivar as crianças para fazerem relatos ou debates sobre o tema, criar personagens, fazer mímicas, reinventar histórias, etc., integrando experiências multissensoriais.
3. Ensinar a letra da canção por imitação/reprodução de pequenas frases. Primeiro, poderá ser só com o texto, declamado expressivamente, e depois cantando. (Ver Estratégias e técnicas para o ensino das canções). Deixamos algumas sugestões:
4. Utilizar a versão Fado Groove, sugerida na secção Criar, abaixo, para praticar e apreender a métrica da canção, dizendo o texto sem a melodia e livremente.
5. Procurando manter a pulsação regular, inventar um acompanhamento, corporal ou com instrumentos de percussão.
Dançar a canção
Zanguei-me com o meu amor
Não o vi em todo o dia (Ai!)
À noite, cantei melhor
O fado da Mouraria
O sopro de uma saudade
Vinha beijar-me hora a hora (Ai!)
Pra ficar mais à vontade
Mandei a saudade embora
De manhã, arrependida
Lembrei-o, pus-me a chorar
Quem perde o amor na vida (Ai!)
Jamais devia cantar
Quando regressou ao ninho
Ele, que mal assobia,
Vinha assobiar baixinho
O fado da Mouraria