Este website utiliza cookies para nos ajudar a prestar-lhe um melhor serviço aquando da sua visita ao nosso site. Ao continuar a utilizar este website, está a permitir a nossa utilização destes cookies. Continuar

Fado

Fado da Mouraria

Fado da Mouraria é um fado com letra de João Linhares Barbosa e música de Jaime Santos. Nesta versão, o fado é adaptado, sendo designado pelos intérpretes como "Mouraria estilizado". A versão que está na base denomina-se Mouraria antigo. O fado "Zanguei-me com o meu amor" foi celebrizado por Amália Rodrigues e faz agora parte do repertório comum dos fadistas. 

 

Ouvir + 

 

 

A
Guitarra
B
Baixo
C
Guitarra Portuguesa
A+B+C
Trio

Fazer +

 

1. Antes de cantar a canção, poder-se-ão realizar alguns exercícios de aquecimento vocal. (Consultar as orientações apresentadas em Aquecimento Vocal e Tutoriais.)

 

2. Criar um ambiente para a contextualização das canções. Por exemplo, fazer perguntas sobre a temática da canção, contar uma história, motivar as crianças para fazerem relatos ou debates sobre o tema, criar personagens, fazer mímicas, reinventar histórias, etc., integrando experiências multissensoriais.

 

3. Ensinar a letra da canção por imitação/reprodução de pequenas frases. Primeiro, poderá ser só com o texto, declamado expressivamente, e depois cantando. (Ver Estratégias e técnicas para o ensino das canções). Deixamos algumas sugestões:

 

  • Jogos de exploração de sonoridades da voz falada: timbre ( voz assustadora, voz da bruxa, voz doce, voz triste, etc.), dinâmica ( voz suave, forte, cada vez mais forte, cada vez mais fraca, etc.), articulação (soletrar cada sílaba, cada palavra, muito bem explicado , mexendo bem a boca), altura (sons agudos e graves), tempo (rápido, lento, cada vez mais rápido, cada vez mais lento).
  • Fazer o jogo de não cantar algumas palavras ou frases da canção, sugerimos por versos. Pedir às crianças que interrompam o canto numa frase ou palavra e que continuem nas outras frases ou palavras seguintes (desenvolvimento da audição interior). 

 

4. Utilizar a versão Fado Groove, sugerida na secção Criar, abaixo, para praticar e apreender a métrica da canção, dizendo o texto sem a melodia e livremente. 

 

5. Procurando manter a pulsação regular, inventar um acompanhamento, corporal ou com instrumentos de percussão.

 

Criar

 

Dançar a canção 

 

  • Utilizando a versão "A - Fado Groove", criar uma coreografia ou conjunto de gestos para acompanhar a canção. Sugerimos que se desenvolva a partir do trabalho feito com o acompanhamento da bateria.
  • Consultar a secção Tutoriais - Dançar canções onde estão disponíveis sugestões de abordagem ao movimento, exercícios e exemplos práticos. 

 

A
Fado Groove
Ficha da canção
Download
Pauta
Letra

Zanguei-me com o meu amor

(Fado da Mouraria)

 

Zanguei-me com o meu amor

Não o vi em todo o dia (Ai!)  

À noite, cantei melhor 

O fado da Mouraria 

 

O sopro de uma saudade 

Vinha beijar-me hora a hora (Ai!)  

Pra ficar mais à vontade

Mandei a saudade embora

 

De manhã, arrependida 

Lembrei-o, pus-me a chorar 

Quem perde o amor na vida (Ai!)

Jamais devia cantar 

 

Quando regressou ao ninho

Ele, que mal assobia,

Vinha assobiar baixinho 

O fado da Mouraria 

TAGS
Mouraria, Amália Rodrigues, Zanguei-me com o meu amor
A Minha Lista