Conversar sobre o conceito de Música Antiga:
Situá-la cronologicamente no tempo;
Enquadrá-la historicamente;
Contextualizá-la socialmente;
Explicar e mostrar visual e auditivamente (cd, dvd ou internet), em termos organológicos (descrição e classificação dos instrumentos musicais), os instrumentos musicais que se usavam na época;
Comparar as palavras do texto do português antigo com o português atual;
Dizer o texto sem andamento pré-definido até que o grupo o aprenda em termos de pronunciação e dicção;
Ler o texto com o andamento definido na partitura, ouvindo ao mesmo tempo a versão – voz com acompanhamento;
Omitir palavras previamente combinadas para assim melhor facilitar a memorização frásica;
Acompanhar a música com a marcação corporal da pulsação e, posteriormente, do ritmo da canção;
Trautear a melodia, sem texto, por frases, repetindo de forma expressiva e variada até que o grupo interiorize a melodia, acrescentando-lhe a letra posteriormente;
Dividir o grupo em função da forma da música (ABA), um grupo canta a parte A e o outro a B e depois trocam e posteriormente todos cantam toda a canção;
Cantar a canção com a versão áudio melodia com acompanhamento interpretando várias intensidades (piano, meio-forte e forte);
Cantar a canção expressando diferentes emoções e sentimentos;
Cantar a canção a capella (sem acompanhamento) para terem uma melhor perceção da afinação;
Cantar a canção com acompanhamento instrumental de ostinatos harmónicos básicos e/ou execução instrumental da melodia executados por alunos que não estejam a cantar.
Acompanhar a canção com instrumentos de percussão da sala de aula e/ou sons corporais que possam assemelhar-se ou complementar alguns usados nas gravações ouvidas e/ou visionadas;
Ouvir outras versões desta música (como por ex. |1| |2|) com músicos especialistas e profissionais a cantar este género musical.
Na fomte esta Lianor
Lavamdo o pote chorando
He as amigas preguntando
Vistes la ho meu amor
vistes la ho meu amor
Nenhuma lhe da rezão
De que ela fique contente
de que ela fique contente
Porque não no ter presente
Iso lhe da mais payxão
iso lhe da mais payxão
Ho caminho esta olhando
Cos olhos que lhe dão dor
E as que vinhão preguntando
Vistes la ho meu amor
vistes la ho meu amor