Conversar com o grupo sobre o conceito de Música Antiga:
Situá-la cronologicamente no tempo;
Enquadrá-la historicamente;
Contextualizá-la socialmente;
Explicar e mostrar visual e auditivamente (cd, dvd ou internet), em termos organológicos (descrição e classificação dos instrumentos musicais), os instrumentos musicais que se usavam na época;
Ouvindo a versão áudio voz com acompanhamento tentar identificar, auditivamente, alguns timbres instrumentais usados no acompanhamento instrumental da canção (por exemplo o alaúde);
Procurar encontrar e estabelecer as diferenças entre música antiga e a música atual (contemporânea).
O professor traduz o texto de castelhano (espanhol) para português e conversa sobre o seu significado;
Dizer o texto sem andamento pré-definido até que o grupo o aprenda em termos de pronunciação e dicção;
Ler o texto com o andamento definido na partitura, ouvindo ao mesmo tempo a versão áudio – voz com acompanhamento;
Omitir palavras previamente combinadas para assim melhor facilitar a memorização frásica;
Acompanhar a música com a marcação corporal da pulsação e posteriormente do ritmo da canção;
Estimular a memorização da canção através da alternância e troca das várias partes do texto por grupos diferentes.
Trautear a melodia, sem texto, por frases repetindo de forma expressiva e variada até que o grupo interiorize a melodia, acrescentando-lhe a letra posteriormente;
Dividir o grupo em função da forma da música (ABA), um grupo canta a parte A e o outro a B e depois trocam e posteriormente todos cantam toda a canção;
Cantar a canção com a versão áudio melodia com acompanhamento interpretando várias intensidades (p, m-f e f);
Cantar a canção expressando diferentes emoções e sentimentos;
Cantar a canção à capella (sem acompanhamento) para terem uma melhor perceção da afinação;
Cantar a canção com acompanhamento instrumental de ostinatos harmónicos básicos e/ou execução instrumental da melodia executados por alunos que não a cantem.
Acompanhar a canção com instrumentos de percussão da sala de aula e/ou sons corporais que possam assemelhar-se ou complementar alguns usados nas gravações ouvidas e/ou visionadas;
Cantar a canção associando a sua pulsação ao movimento livre e indiferenciado que a mesma induz a cada um dos alunos, explorando-a enquanto indutora de liberdade interpretativa e criativa;
Cantar melodias improvisadas por cima da versão áudio - acompanhamento, estimulando assim a criatividade individual e em grupo.
Ouvir diversas versões |1| |2| |3| |4| da mesma canção e conversar sobre as diferenças musicais.
Ay linda amiga que no vuelvo a verte
Cuerpo garrido que me lleva la muerte
No hay amor sin pena, pena sin dolor
Ni dolor tan agudo como el del amor
Ni dolor tan agudo como el del amor
Ay linda amiga que no vuelvo a verte
Cuerpo garrido que me lleva la muerte
Ay linda amiga que no vuelvo a verte
Cuerpo garrido que me lleva la muerte
Levanteme madre, al salir el sol
Fui por los campos verdes a buscar mi amor
Fui por los campos verdes a buscar mi amor
Ay linda amiga que no vuelvo a verte
Cuerpo garrido que me lleva la muerte