Este website utiliza cookies para nos ajudar a prestar-lhe um melhor serviço aquando da sua visita ao nosso site. Ao continuar a utilizar este website, está a permitir a nossa utilização destes cookies. Proceed

World

Sakura

Sakura, canção tradicional japonesa que anuncia a chegada da Primavera.

Sakura significa flor de cerejeira.

A tradução livre do poema será: “Flores de cerejeira, flores de cerejeira, em todo o céu primaveril, tanto quanto a vista alcança. Será uma névoa ou nuvens? Há perfume no ar. Vem agora vem, vamos ver finalmente”.

Select format Video | Audio:
Voz e acomp.
Acompanhamento
Melodia e acomp.
Pauta
Análise musical da canção

 

 

Características melódicas

 

A melodia parece ter o seu rest tone (repouso “tonal”) na nota mi e uma escala com cinco notas, que se pode organizar como [mi-fá lá-si-do], não sendo pentatónica por ter meios tons diatónicos. Na perspectiva analítica da música ocidental, pode dizer-se que a melodia se insere num hexacorde do modo de mi e tem um âmbito de 9ª menor [Si 2 – Dó 4].

É constituída quase exclusivamente por notas repetidas e graus conjuntos com algumas 3ª M e intervalos de 7ª m, 6ª M e 4ª A, por esta ordem, entre motivos melódicos.

 

Características rítmicas

 

A melodia está escrita no compasso 4/4, quaternário de tempos de divisão binária.

O ritmo é silábico e escrito em semínimas, mínimas e pares de colcheias, com uma semibreve terminando a canção. O ritmo é silábico e muito semelhante em toda a canção.

O andamento é lento (Larghetto), sem variações. 

 

Forma

 

Forma binária (AB).

A melodia divide-se em duas partes (AB), que são precedidas por um motivo de um compasso (*), acompanhando a palavra “Sakura” (flor de cerejeira), antes da frase A, e a palavra “Isaya” (Pai celestial), antes da frase B.

A parte A é constituída por (ab) e a parte B por (cd).

O conjunto descreve-se pelo plano formal **AA*B , designando os asteriscos o motivo melódico de um compasso com que são cantadas as palavras (Sakura e Isaya).

 

Arranjo/Instrumentação

 

O arranjo segue o plano formal seguinte: Introd. **AA*B Coda.

Tem uma sonoridade oriental. A melodia é acompanhada por percussão (gongo e janggu) e instrumentos de corda (kot, santoor, guzheng e shamisen). Inclui uma introdução de 4 compassos tocada pelos referidos instrumentos de corda tradicionais japoneses, seguindo-se a parte cantada, introduzida pelo gongo, que também conclui a Coda.

Song in pdf
Download
Score
Lyrics

Sakura

 

Sakura, sakura

Yayoi no sora wa

Miwatasu kagiri

Kasumi ka kumo ka

Nioi zo izuru

Izaya Izaya

Mini Yukan

 
TAGS
Cerejeira, Flores
My List