Este website utiliza cookies para nos ajudar a prestar-lhe um melhor serviço aquando da sua visita ao nosso site. Ao continuar a utilizar este website, está a permitir a nossa utilização destes cookies. Proceed

World

Ging gang gooli

Ging gang gooli é uma canção tradicional dos escuteiros, atribuída a Baden Powell por ocasião do primeiro Jamboree Mundial, conhecida em todo o mundo.

Tem como objetivo unir os jovens de todas as nações, esta canção não foi escrita numa língua específica, contornando assim as barreiras da linguagem.

A sua letra supostamente sem sentido tornam-na também uma canção divertida.

GÉNERO MUSICAL

 

Fazer ouvir a versão áudio voz com acompanhamento

Esta canção - utilizando instrumentos tradicionais do mundo - poderá servir de mote para se desenvolver um trabalho acerca dos instrumentos musicais utilizados em outras partes do mundo.

Para isso, e depois de uma apresentação do professor acerca de alguns destes instrumentos, a turma poderá ser dividida em grupos, sendo que cada grupo trabalhará uma das 4 categorias de instrumentos – idiofones, cordofones, aerofones e membranofones - categorias estas que se baseiam no modo como estes produzem som.

Dentro de cada grupo, cada aluno poderá escolher um instrumento e aprofundar o seu estudo. Será interessante estimular estes alunos a realizarem uma pesquisa acerca da forma como se constroem estes instrumentos, nomeadamente através de vídeos na internet.

Eventualmente poderão também experimentar construir algum destes instrumentos, ou mesmo inventar outros com uma forma semelhante de produção de som.

 

Dentro da categoria dos idiofones podem ser estudados alguns dos instrumentos utilizados nesta canção, nomeadamente Marimba africana (Africa), Caribbean Steel Drums (Caraíbas) e maracas (América latina).

Na categoria dos cordofones o banjo (EUA), a balalaika (Rússia), a kora (África Ocidental) e o sitar (Índia). Nos aerofones a zurna (Turquia), a kena (Andes), o Dung Chen (Tibete) e o Didgeridoo (Austrália). Nos membranofones a bodrhan (Irlanda), djembé (África), taiko (Japão) e a tabla (Índia).

 

Esse trabalho deverá culminar com uma apresentação à turma ou uma exposição na escola, tendo em atenção que não deverá ser apenas escrito, mas deve conter imagens bem como informações áudio e audiovisuais.

 

 

TEXTO E RITMO

 

As crianças, reunidas em pequenos grupos, irão imaginar um significado para este texto (que à partida não tem qualquer significado).

Partindo do princípio que se trata de um texto universal, este deverá refletir temas que sejam transversais a todo o mundo.

Uma outra opção poderá ser limitar o contexto isto é, partindo de uma ideia do professor ou até da criança, estabelecer um contexto específico para a tradução deste texto. Esse contexto poderá eventualmente relacionar-se com os conteúdos programáticos trabalhados em determinadas disciplinas.

O texto inventado pelas crianças deverá ser escrito de forma a encaixar-se na melodia.

No final, os grupos deverão partilhar com a turma as conclusões retiradas e cantar a canção com a nova letra.

 

 

MELODIA E FORMA

 

Dividir a turma em dois grandes grupos, dispostos frente-a-frente. Cada criança deverá ter um par do grupo oposto à sua frente, e é com esse par que se irá desenvolver um jogo de imitação.

Sendo a sequência da canção: INTRO | AABB’ | INTERL. | AABB’ | INTERL. | BB’AA, o primeiro grupo deverá cantar e improvisar gestos nas partes iniciais (aqui representadas a bold/sublinhadas). O segundo grupo deverá logo de seguida imitar os gestos do seu par.

Este jogo tem como função estimular a concentração, a coordenação motora bem como a criação, sendo também uma aproximação à forma musical.

 

Nos momentos de Introdução ou Interlúdio, as crianças poderão caminhar pelo espaço livremente, de forma a encontrar um novo par para “dialogar”, decidir imediatamente quem lidera, e continuar a atividade.

 

 

 

SABER MAIS

 

Ouvir a canção em em outros géneros musicais |1| |2| |3|

 

 

Ouvir a canção na versão de desenhos animados do Asterix

 

 

Exemplos de construção de Caribbean Steel Drums

 

 

 

 

 

 

 

Song pdf
Download
Score
Lyrics

Ging gang gooli

 

Ging gang

gooli gooli gooli gooli

watcha

ging gang goo,

ging gang goo.

 

Haila

haila shaila,

Shaila haila

shaila holaho!

 

Haila

haila shaila,

Shaila haila

shaila ho!

TAGS
escuteiros
A Minha Lista