A melodia está na tonalidade de ré menor harmónica (com sensível, i.e. o sétimo grau está alterado ascendentemente) e tem um âmbito de 7ª diminuta [Dó# 3 - Si b 3 ].
É constituída por intervalos melódicos de 2ª (m e M), 3ª (m e M) na primeira parte, que acaba com um arpejo descendente da tónica. A segunda parte, em que se acrescentam-se intervalos de 4ª e 5ª Perfeitas, acaba com o tetracorde descendente para a tónica.
A melodia está escrita no compasso 2/4, binário de tempos de divisão binária.
O ritmo é silábico tendo como células rítmicas a destacar as entradas em anacruse [pausa de colcheia + colcheia ou duas semicolcheias], e ainda as células [colcheia + duas semicolcheias] e [colcheia pontuada + semicolcheia].
O andamento é moderado (Andante), sem variações.
Forma binária (AB).
A melodia divide-se em duas partes que se repetem (AABB).
O conjunto AABB é cantado quatro vezes, já que a canção tem quatro estrofes.
O arranjo segue o plano formal seguinte: Introd. AABB AABB Interl. AABB AABB Coda.
Na introdução ouve-se um baixo elétrico, apoiado por bateria e guitarra elétrica.
Nas partes A e B, a guitarra faz a melodia acompanhada por um bordão tocado pelo baixo elétrico.
Nos interlúdios tocam a guitarra, o baixo e a bateria.
O arranjo termina com uma coda semelhante ao interlúdio anterior.
Ai, a menina, dom solidom,
como vai contente.
Ponha a mão na trança, dom solidom,
não lhe caia o pente.
Ai, a menina, dom solidom,
como vai airosa.
Ponha a mão na trança, dom solidom,
não lhe caia a rosa.
Ai, a menina, dom solidom,
como vai bonita.
Ponha a mão na trança, dom solidom,
não lhe caia a fita.
Ai, a menina, dom solidom,
com o seu raminho.
Ponha a mão na trança, dom solidom,
segure o lacinho.