This website uses cookies to improve your browsing experience, security and website performance. For more information about cookies and the processing of your personal data, see our Privacy Policy. Proceed

Traditional

A pomba

A Pomba  é uma canção tradicional portuguesa da região de Trás-os-Montes.

Segundo o Cancioneiro de Barqueiros - Mesão Frio e as recolhas gravadas, é uma canção de baile de roda constituindo-se como um refrão no conjunto de outras estrofes.

Select format Video | Audio:
Voice and accomp.
Accompaniment
Melody and accomp.
Pauta
Análise musical da canção

 

Características melódicas

 

A melodia está na tonalidade de mi menor (pentacorde de mi menor = mi, fá#, sol, lá, si) e tem um âmbito de 8ª Perfeita [Si 2  – Si 3]. A melodia pode ser considerada modal, já que é utilizado um pentacorde do modo de lá (dito eólio)

A canção começa com intervalo de 4ª P ascendente (do 5º para o 1º grau) e desenvolve-se essencialmente por graus conjuntos e intervalos de 3ªs.

 

Características rítmicas

 

A melodia está escrita no compasso 4/4, quaternário de tempos de divisão binária.

As frases rítmicas começam em anacruse, caracterizando-se por um ritmo sincopado nos dois primeiros tempos de quase todos os compassos.

O ritmo é silábico e escrito em semínimas e colcheias, excepto nos finais de frases.

O andamento é moderado, existindo um accelerando nos últimos compassos do arranjo.

 

Forma

 

Forma binária (AB), sendo que a segunda parte se repete (ABB).

A parte A é constituída por duas frases melódicas semelhantes (a a’) estando a diferença na sua conclusão: a primeira termina na tónica e a segunda na dominante.

A parte B divide-se em três frases (b b' b'') e repete-se.

 

Arranjo/Instrumentação

 

O arranjo segue o plano formal seguinte: Introd. ABB Interl. ABB Coda.

A introdução, construída com base no motivo rítmico usado na Habanera da ópera Carmen de Georges Bizet (“O amor é um pássaro rebelde”), é executada pelos contrabaixos, em pizzicatos, evocando o tipo de dança originário de Cuba.

A melodia da canção ouve-se primeiro executada no xilofone e acompanhada pelo rufo dos tímpanos, na repetição acontece uma transformação estilística com a introdução de staccatos executados numa tuba.

A referência a danças mantém-se, neste arranjo, com o desenvolvimento rítmico e tímbrico da orquestração (tuba, bandoneon, violas e violoncelos), atingindo o seu apogeu na coda, a qual, evocando o tango argentino moderno (cuja descendência mais remota se deve à Habanera), denota clara recorrência ao tema do Libertango de Astor Piazzolla.

Song in pdf
Download
Score
Lyrics

A pomba

 

A pomba caiu ao mar

A pomba ao mar caiu

 

A pomba caiu ao mar

Agarrei a pomba

E lá me fugiu

TAGS
sea tango habanera
My List