A melodia, escrita na tonalidade de Sol menor, tem um âmbito de 6ª menor [Dó3 - Sib3]. A canção tem duas frases, A e B, que se repetem. O início da frase A é caracterizado por um intervalo de 4ª P ascendente. A frase B assume um carácter de resposta em movimento descendente, essencialmente por graus conjuntos.
Nesta versão, a melodia está escrita no compasso 2/2, binário de tempos de divisão binária.
O ritmo é silábico e quase exclusivamente escrito em semínimas e colcheias, com duas entradas em anacruse.
O andamento é Allegro, sem variações de andamento.
Forma binária (AB).
A melodia divide-se em duas partes: A e B, cada uma com 2 compassos que se repetem.
O arranjo segue o plano formal seguinte:
Introd | AABB AABB AABB | Interl. | AABB AABB AABB||
O plano formal segue a estrutura do poema, que é cantado uma segunda vez após um interlúdio instrumental.
O arranjo segue uma linha estética associada ao conceito Pop/rock, neste caso, à música Soul ou Rythm´n´Blues. No entanto, a instrumentação incorpora uma mistura de elementos tímbricos diversos, habitualmente associados a outros estilos, como é o caso do Cajon (flamenco) e o Shakere (tribal africana, latino-americana, etc.)
Instrumentação: shakere, cajon, baixo elétrico, secção de sopros, guitarra elétrica, bateria e congas.
(2 x cada verso)
Ah, ah, ah, minha machadinha.
Quem te pôs a mão sabendo que és minha?
Sabendo que és minha, também eu sou tua.
Salta machadinha, prò meio da rua.
No meio da rua não hei de ficar.
Eu hei de ir à roda, escolher o meu par.