Acerca deste ciclo de canções, encomendadas para integrar o Cantar Mais, escreveu o autor:
Pelo aroma das sílabas é um ciclo de 7 canções para coro infantil e piano, entre outros instrumentos. Os 7 poemas, da mais bela poesia portuguesa, foram escolhidos por mim com o propósito claro de criar um fio condutor que, apesar de não narrativo, é singular e contínuo pela magia, pelo simbolismo, pelas surpresas, pelas palavras meigas, pela cor dos sons, “pelo aroma das sílabas”...
Uma vez que se trata de um ciclo de canções, a interpretação total da obra será a opção mais natural. No entanto, e como as formações instrumentais são variadas, a escolha avulsa de qualquer uma das músicas é perfeitamente possível. Para além da presença constante do coro e do piano, os instrumentos escolhidos, a flauta, o contrabaixo, a violeta, o fagote e o glockenspiel, criam uma relação indelével com cada poema. A dramatização das palavras-chave dos poemas é uma hipótese que deixo em aberto confiando na criatividade dos responsáveis pela interpretação destas canções.
Concluindo, devo dizer que, quando penso em música infanto-juvenil para coro, nada me ocorre como mais perfeito do que a sublime união das palavras do poeta com a música. O título dado ao ciclo inteiro, “pelo aroma das sílabas”, retirado de um dos versos do poema “Frutos” de Eugénio de Andrade, traduz claramente a forte ligação entre as sílabas/palavras, o som destas, a sua paleta de cores, ou, porventura, o seu aroma.
Paulo Bastos
Frutos é a terceira uma canção deste Ciclo de Canções de Paulo Bastos. Dedicada pelo autor a Cláudia Nelson, a canção tem por base um poema de Eugénio de Andrade que fala de frutos e de onde é retirado o título deste ciclo.
GÉNERO MUSICAL
Abordar diferentes géneros musicais que utilizem a voz acompanhada ao piano, explorando as características do instrumento, bem como das diferentes vozes e suas classificações, a solo e em grupo.
TEXTO E RITMO
Dizer o texto livremente, “saboreando” os nomes dos frutos ou dizendo-os como se fossem pregões na primeira parte.
- Em grupos, dizer repetidamente o nome de cada fruto com o ritmo sugerido, em polirritmia (fazer o mesmo com outros frutos).
- Fazer jogos de repetição/improvisação rítmica, explorando a entrada em anacruse.
- Aprender o texto com o ritmo e dizê-lo sobre o acompanhamento instrumental.
MELODIA E FORMA
Aprender a melodia por imitação, depois da assimilação do poema.
SABER MAIS
Conhecer a obra e o autor: ler e explorar outros poemas de Aquela Nuvem e Outras, nomeadamente os musicados por Fernando Lopes-Graça (existem uma versão do mesmo poema) ou por Manuela Encarnação (Adivinha; Não quero, não; O Lagarto, Verão)