This website uses cookies to improve your browsing experience, security and website performance. For more information about cookies and the processing of your personal data, see our Privacy Policy. Proceed

Musical theater / Song cycles

Pelo aroma das sílabas - III Frutos

Acerca deste ciclo de canções, encomendadas para integrar o Cantar Mais, escreveu o autor:

 

Pelo aroma das sílabas é um ciclo de 7 canções para coro infantil e piano, entre outros instrumentos. Os 7 poemas, da mais bela poesia portuguesa, foram escolhidos por mim com o propósito claro de criar um fio condutor que, apesar de não narrativo, é singular e contínuo pela magia, pelo simbolismo, pelas surpresas, pelas palavras meigas, pela cor dos sons, “pelo aroma das sílabas”...

Uma vez que se trata de um ciclo de canções, a interpretação total da obra será a opção mais natural. No entanto, e como as formações instrumentais são variadas, a escolha avulsa de qualquer uma das músicas é perfeitamente possível. Para além da presença constante do coro e do piano, os instrumentos escolhidos, a flauta, o contrabaixo, a violeta, o fagote e o glockenspiel, criam uma relação indelével com cada poema. A dramatização das palavras-chave dos poemas é uma hipótese que deixo em aberto confiando na criatividade dos responsáveis pela interpretação destas canções.

Concluindo, devo dizer que, quando penso em música infanto-juvenil para coro, nada me ocorre como mais perfeito do que a sublime união das palavras do poeta com a música. O título dado ao ciclo inteiro, “pelo aroma das sílabas”, retirado de um dos versos do poema “Frutos” de Eugénio de Andrade, traduz claramente a forte ligação entre as sílabas/palavras, o som destas, a sua paleta de cores, ou, porventura, o seu aroma.

Paulo Bastos

 

 

Frutos é a terceira uma canção deste Ciclo de Canções de Paulo Bastos. Dedicada pelo autor a Cláudia Nelson, a canção tem por base um poema de  Eugénio de Andrade que fala de frutos e de onde é retirado o título deste ciclo.

 

Select format Video | Audio:
Voice and accomp.
Accompaniment
Pauta
Análise musical da canção

 

 

Melodia 

 

A melodia, em FáM, tem um âmbito entre Mi3 - Ré4. Nos últimos compassos sobre a palavra tangerina, divide-se em duas vozes à distância de uma 4ªP.

 

Ritmo 

 

Canção em compasso ternário de tempos de divisão binária 3/4, de andamento moderado (semínima=100).

O ritmo segue a prosódia, usando figuras como mínimas e semínimas e recurso frequente a anacruse.

No final, na palavra tangerina, que é repetida duas vezes, por ser o fruto preferido (“o fruto que me fascina”) aparecem pela primeira vez as colcheias.

 

Arranjo/Orquestração 

 

É um arranjo para voz e piano.

 

 

 

 

 

Ficha técnica: 

Cantado pelo Coro dos Pequenos Cantores de Esposende com direção de Helena Isabel Venda Lima

Gravado por Gustavo Almeida e Gilberto Costa
Misturado e masterizado por Gustavo Almeida
Edição de partituras e vídeo por Carlos Gomes

Song in pdf
Download
Score
Lyrics

Frutos

 

Pêssegos, pêras, laranjas,
morangos, cerejas, figos,
maçãs, melão, melancia,
ó música de meus sentidos,
pura delícia da língua;
deixai-me agora falar
do fruto que me fascina,
pelo sabor, pela cor,
pelo aroma das sílabas:
tangerina, tangerina.

TAGS
fruits, Paulo Bastos Eugénio de Andrade
My List