Este website utiliza cookies para nos ajudar a prestar-lhe um melhor serviço aquando da sua visita ao nosso site. Ao continuar a utilizar este website, está a permitir a nossa utilização destes cookies. Proceed

Musical theater / Song cycles

Pelo aroma das sílabas - I Segredo

Acerca deste ciclo de canções, encomendadas para integrar o Cantar Mais, escreveu o autor:

 

Pelo aroma das sílabas é um ciclo de 7 canções para coro infantil e piano, entre outros instrumentos. Os 7 poemas, da mais bela poesia portuguesa, foram escolhidos por mim com o propósito claro de criar um fio condutor que, apesar de não narrativo, é singular e contínuo pela magia, pelo simbolismo, pelas surpresas, pelas palavras meigas, pela cor dos sons, “pelo aroma das sílabas”...

Uma vez que se trata de um ciclo de canções, a interpretação total da obra será a opção mais natural. No entanto, e como as formações instrumentais são variadas, a escolha avulsa de qualquer uma das músicas é perfeitamente possível. Para além da presença constante do coro e do piano, os instrumentos escolhidos, a flauta, o contrabaixo, a violeta, o fagote e o glockenspiel, criam uma relação indelével com cada poema. A dramatização das palavras-chave dos poemas é uma hipótese que deixo em aberto confiando na criatividade dos responsáveis pela interpretação destas canções.

Concluindo, devo dizer que, quando penso em música infanto-juvenil para coro, nada me ocorre como mais perfeito do que a sublime união das palavras do poeta com a música. O título dado ao ciclo inteiro, “pelo aroma das sílabas”, retirado de um dos versos do poema “Frutos” de Eugénio de Andrade, traduz claramente a forte ligação entre as sílabas/palavras, o som destas, a sua paleta de cores, ou, porventura, o seu aroma.

Paulo Bastos

 

 

Segredo é a primeira canção deste Ciclo de Canções de Paulo Bastos. Dedicada pelo autor à sua filha Clara, a canção tem por base um poema de Miguel Torga que fala de um ninho, um ovo e um passarinho, guardados em segredo por um bom menino.

 

 

            

GÉNERO MUSICAL 

 

A abordagem ao género pode ser feita a partir da utilização de exemplos musicais com um efetivo instrumental idêntico (piano, voz e flauta), explorando as características e sonoridades destes instrumentos.

 

 

TEXTO E RITMO

 

 

Aprender o texto e ritmo por imitação (professor/alunos), dizendo o texto por frases, primeiro livremente e depois com o ritmo da canção. 

  • Explorar diferentes dinâmicas de acordo com o texto. Por exemplo: acentuar a ideia de segredo dizendo o texto todo em pp; dizer a primeira parte em p e pp e evoluir em crescendo na segunda estrofe, explorando a “irritação” do menino (“Mas escusam de me atentar: nem o tiro nem o ensino”), para logo voltar ao pp.
  • Dizer o texto em movimento, experimentando diferentes andamentos e variações de andamento, com incidência em andamentos progressivamente mais lentos.

 

 

MELODIA E FORMA 

 

 

Aprender a canção por imitação, primeiro sem texto e depois com texto (depois de feita a aprendizagem do mesmo).

 

 

 

SABER MAIS

 

  • Explorar a ideia de um segredo, com jogos como “O telefone estragado”, em que uma mensagem é passada em segredo entre os jogadores.

 

  • Ouvir e explorar outros exemplos musicais em que o som da flauta é associado ao pássaro. (Ex: Pedro e o Lobo, S.Prokofiev; A Quinta da Amizade, Jorge Salgueiro); Escutar/imitar vários sons de pássaros.

 

  • Explorar outros textos/canções que falem sobre saber guardar um segredo. (ex: Queres guardar um segredo, Margarida Fonseca Santos e Francisco Cardoso, in Histórias de cantar)

 

Song in pdf
Download
Score
Lyrics

SEGREDO

 

Sei um ninho.
E o ninho tem um ovo.
E o ovo, redondinho,
Tem lá dentro um passarinho
Novo.


Mas escusam de me atentar:
Nem o tiro, nem o ensino.
Quero ser um bom menino
E guardar
Este segredo comigo.
E ter depois um amigo
Que faça o pino
A voar...
 

TAGS
natureza brincadeira ave ninho
My List