Acerca deste ciclo de canções, encomendadas para integrar o Cantar Mais, escreveu o autor:
Pelo aroma das sílabas é um ciclo de 7 canções para coro infantil e piano, entre outros instrumentos. Os 7 poemas, da mais bela poesia portuguesa, foram escolhidos por mim com o propósito claro de criar um fio condutor que, apesar de não narrativo, é singular e contínuo pela magia, pelo simbolismo, pelas surpresas, pelas palavras meigas, pela cor dos sons, “pelo aroma das sílabas”...
Uma vez que se trata de um ciclo de canções, a interpretação total da obra será a opção mais natural. No entanto, e como as formações instrumentais são variadas, a escolha avulsa de qualquer uma das músicas é perfeitamente possível. Para além da presença constante do coro e do piano, os instrumentos escolhidos, a flauta, o contrabaixo, a violeta, o fagote e o glockenspiel, criam uma relação indelével com cada poema. A dramatização das palavras-chave dos poemas é uma hipótese que deixo em aberto confiando na criatividade dos responsáveis pela interpretação destas canções.
Concluindo, devo dizer que, quando penso em música infanto-juvenil para coro, nada me ocorre como mais perfeito do que a sublime união das palavras do poeta com a música. O título dado ao ciclo inteiro, “pelo aroma das sílabas”, retirado de um dos versos do poema “Frutos” de Eugénio de Andrade, traduz claramente a forte ligação entre as sílabas/palavras, o som destas, a sua paleta de cores, ou, porventura, o seu aroma.
Paulo Bastos
Segredo é a primeira canção deste Ciclo de Canções de Paulo Bastos. Dedicada pelo autor à sua filha Clara, a canção tem por base um poema de Miguel Torga que fala de um ninho, um ovo e um passarinho, guardados em segredo por um bom menino.
GÉNERO MUSICAL
A abordagem ao género pode ser feita a partir da utilização de exemplos musicais com um efetivo instrumental idêntico (piano, voz e flauta), explorando as características e sonoridades destes instrumentos.
TEXTO E RITMO
Aprender o texto e ritmo por imitação (professor/alunos), dizendo o texto por frases, primeiro livremente e depois com o ritmo da canção.
- Explorar diferentes dinâmicas de acordo com o texto. Por exemplo: acentuar a ideia de segredo dizendo o texto todo em pp; dizer a primeira parte em p e pp e evoluir em crescendo na segunda estrofe, explorando a “irritação” do menino (“Mas escusam de me atentar: nem o tiro nem o ensino”), para logo voltar ao pp.
- Dizer o texto em movimento, experimentando diferentes andamentos e variações de andamento, com incidência em andamentos progressivamente mais lentos.
MELODIA E FORMA
Aprender a canção por imitação, primeiro sem texto e depois com texto (depois de feita a aprendizagem do mesmo).
SABER MAIS
- Explorar a ideia de um segredo, com jogos como “O telefone estragado”, em que uma mensagem é passada em segredo entre os jogadores.
- Ouvir e explorar outros exemplos musicais em que o som da flauta é associado ao pássaro. (Ex: Pedro e o Lobo, S.Prokofiev; A Quinta da Amizade, Jorge Salgueiro); Escutar/imitar vários sons de pássaros.
- Explorar outros textos/canções que falem sobre saber guardar um segredo. (ex: Queres guardar um segredo, Margarida Fonseca Santos e Francisco Cardoso, in Histórias de cantar)