Partindo do título da obra, estabeleça um diálogo informal sobre o conceito de cidade, meio urbano e das suas características nas diferentes dimensões que considerar relevantes, sociais, arquitetónicas, ambientais, comerciais, industriais, entre outras. No seguimento, introduza os conceitos de Meio Urbano e Meio Rural, explorando com as crianças as diferenças mais evidentes.
A partir de indutores visuais [Urbano] [Rural], proponha às crianças criar uma pequena paisagem sonora [Exemplos 1 2 3 ] para cada um dos conceitos, recorrendo a timbres vocais, do corpo, instrumentos e objectos diversos.
Introduza também o conceito de Poluição Sonora e dialogue sobre o seu impacto na qualidade de vida das pessoas e também de que modo o ruído pode ter influência na aprendizagem.
Sugerimos a audição da obra de Steve Reich, City life.
Explore os textos da obra no seu sentido geral, na sua organização, vocabulário, entre outras dimensões que considere oportunas.
Introduza o conceito de maquete e, dentro das suas possibililades, programe a construção de uma pequena maquete da cidade imaginada pelas crianças.
Faça uma pesquisa na web e permita às crianças um exercício de criatividade sem limites de formas e cores.
5. CANÇÃO
(Os ruídos da cidade)
Olha um autocarro, Toff toff
E ao lado um carro, bip, bip
Olha a mota atrás, Vum, vum
Todos fazem um chinfrim, Toc,toc
Quem me dera que o barulho tivesse um fim!
Nada há a fazer, não, não
Eu queria saber, sim, sim
Se posso viver, sim, não
Sem ter que sofrer assim, não, sim
Quem me dera que a cidade não fosse assim!