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Lusophony

Tum tum piscatum / Cai, cai balão

Tum tum piscatum e Cai, cai balão são duas canções muito divulgadas no Brasil apresentando-se geralmente em combinação. Podem ser cantadas sequencialmente ou de forma sobreposta, ouvindo-se em simultâneo as duas melodias e os dois textos. Neste caso, assumem uma forma musical denominada quodlibet.

Tum tum piscatum contém uma série de palavras sem significado aparente, com uma sonoridade forte, aberta e algo percussiva, jogando com a repetição das ‘palavras’.

Cai, cai, balão contrapõe com um texto muito simples mas coerente. No entanto, também aqui é explorado o efeito sonoro das palavras, impondo-se em cada verso a sonoridade ‘-ão’.

Dança

 

  • A partir do vídeo tutorial concebido para o Cantar Mais, explorar os movimentos propostos para esta canção e aprender a coreografia proposta.

 

 

 

 

  • Criar uma pequena coreografia associando a cada uma das canções elementos que contrastem com os da outra canção (ex: diferentes direções, níveis, trajetórias, etc.) e executar os movimentos resultantes em sequência e em simultâneo, como na estrutura do arranjo da canção. Para apoiar o desenvolvimento desta atividade pode consultar este site.) 

 

Expressão plástica

 

  • Integrar, numa produção plástica, técnicas de expressão como a colagem ou a assemblage com diferentes materiais, explorando o conceito de sobreposição e mistura de materiais, como no arranjo da canção, nas artes plásticas.

 

  • Com base na observação da partitura, criar uma composição plástica desenhando o contorno melódico de cada uma das canções, sobrepondo esses contornos com cores e/ou tipos de linha diferenciados, à semelhança do que acontece com as canções quando são sobrepostas.

Para apoiar e desenvolver estas ideias aconselha-se a consulta deste site.

 

Língua Portuguesa

 

  • Experimentar cantar a canção Tum tum piscatum explorando outros sons ou palavras (ex: trocar as vogais ou cantar tudo com a mesma vogal; omitir todas as consoantes e cantar só com as vogais, etc.).

 

  • O ritmo da melodia é silábico, a cada sílaba corresponde uma nota. Explorar alterações  no texto para experienciar isto (ex: se pegasse na palavra monossilábica (‘cai’) e a transformasse noutro tempo verbal (‘caí’) como adaptaria a frase para manter o ritmo melódico? (‘Cai, cai ba-lão’ por ‘Ca-í, ba-lão’)).

 

  • Apresentar um poema em que a sonoridade das palavras seja enfatizada ou que tenha uma sonoridade diferente do habitual. Encontrará muitos exemplos interessantes aqui.

 

Matemática / Estudo do meio

 

  • Na música fala-se de um ‘balão’. A ciência que estuda o som e a sua propagação é a Acústica. Os balões são feitos a partir do material fornecido pela árvore da borracha: o ‘estoiro’ que um balão produz ao rebentar está relacionado com o facto de ser ultrapassada a barreira da velocidade do som (cerca de 340 metros/segundo) quando a borracha rebenta. O conhecimento da velocidade do som pode ser usado para calcular a que distância estão os trovões que acompanham os relâmpagos, quanto tempo demora a ouvir-se uma fonte sonora a uma certa distância de nós, como e em que condições um som faz eco, etc. (Veja ao pormenor o que acontece quando um balão rebenta aqui.)

 

  • Cada som musical tem um número de vibrações por segundo que pode ser medido e identificado com cada nota. A segunda nota destas canções (Lá3) tem uma vibração de 440 ciclos por segundo. Um instrumento com cordas mais compridas e mais grossas, como o contrabaixo usado no arranjo, produz um som mais grave (menos vibrações por segundo) do que, por exemplo, o cavaquinho. As proporções matemáticas acompanham as proporções musicais. Por exemplo, o número de vibrações de notas musicais com o mesmo nome (por ex. Dó3 e Dó4) é facilmente calculável. Cada nota com o mesmo nome tem o dobro (mais aguda) ou  metade (mais grave) das vibrações da nota mais próxima com o mesmo nome. Os materiais que produzem o som funcionam da mesma forma: uma mesma corda com metade ou com o dobro do comprimento produz notas com o mesmo nome (mais agudas ou mais graves).

 

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Lyrics

Tum tum piscatum / Cai, cai balão

 

Tum tum piscatum,

gatá piscatum galaribé,

piscatum gatinga.

Aué bere bere, bé

piscatum galaribé,

piscatum gatinga.

 

 

Cai, cai balão,

cai, cai balão

na rua do sabão.

Não cai não, não cai não, não cai não,

cai aqui

na minha mão.

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quodlibet Brasil samba berimbau
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