This website uses cookies to improve your browsing experience, security and website performance. For more information about cookies and the processing of your personal data, see our Privacy Policy. Proceed

Authored songs

Bichos

"Bichos" é uma composição original da cantora Marta Dias, em exclusivo para o Cantar Mais, que propõe uma aventura com um leão, um camaleão e um panda, abrindo as portas à imaginação e a uma viagem criativa cheia de imagens e cores.

OUVIR

 

Escutar a versão de acompanhamento e procurar reconhecer e identificar timbres diferentes.

 

  • Guitarra
  • Acordeão
  • Marimba
  • Percussões

 

1
Guitarras
2
Acordeão
3
Perc. + Marimba

Ritmo

 

  • Na parte final da canção é possível escutar uma alteração de compasso e andamento.
Ritmo
Compasso 3/4

FAZER

 

Na secção Ensinar e Aprender encontrará um conjunto de sugestões, técnicas e estratégias para ensinar uma canção. 

Pelas características únicas de cada canção, cada criança, grupo ou contexto, as formas de fazer serão diversas e, para esta, sugerimos:

  • Criar um ambiente para a contextualização das canções. Por exemplo, fazer perguntas sobre a temática da canção, contar uma história, motivar as crianças para fazerem relatos ou debates sobre o tema, criar personagens, fazer mímicas, reinventar histórias, etc., integrando experiências multissensoriais.
  • Relacionar as canções com a vida do dia a dia.
  • Com as crianças em círculo, introduzir o texto da canção: o professor diz uma frase, com o ritmo, e as crianças repetem.
  • Repetir esta estratégia para a aprendizagem da melodia da canção.
  • Depois de aprendidas, juntar todas as partes (movimentos/gestos e texto) da canção.
  • Explorar os sons do corpo e/ou dos instrumentos, improvisando eventuais acompanhamentos para as canções.
  • Fazer os movimentos acompanhando uma dada pulsação, estabelecida pelo professor ou por uma música.
  • Com o áudio, fazer os movimentos selecionados pedindo às crianças que acompanhem o ritmo  da música (pulsação, tempo ou outro).

 

Acompanhar a canção

 

  • Aprender o acompanhamento feito pelos instrumentos de percussão.

 

Clavas e pandeireta

 

 

 

Estalar os dedos. Ritmo similar à frase das clavas, com excepção do último compasso.

 

 

 

CRIAR

 

  • Escutar os sons e identificar os animais.
  • Criar uma nova letra para a canção, escolhendo outros animais, procurando associar um adjetivo que resuma as suas características e se enquadre na métrica da melodia.

 

1
2
3
4
Song in pdf
Download
Score
Lyrics

Bichos

 

Bichos há que giros são

Como o bom camaleão

Muda a cor e fica belo

Azul, verde ou amarelo

 

Bichos há que fortes são

Como o possante leão

Da selva dizem que é rei

Se é ou não, eu já não sei

 

Bichos há que meigos são

Como o panda grandalhão

É mais alto do que tu

Mas só come é bambu

 

E muitos mais ‘inda há

Escolhe um e escolhe já

Quando tu tiveres escolhido

Vem cantar-me ao ouvido

TAGS
animals, colours, Marta Dias
My List