Explorar com as crianças o conceito de Música Antiga:
Situá-la cronologicamente no tempo;
Enquadrá-la historicamente;
Contextualizá-la socialmente;
Explicar e mostrar visual e auditivamente (cd, dvd ou internet), em termos organológicos (descrição e classificação dos instrumentos musicais), os instrumentos musicais que se usavam na época;
Indagar e questionar sobre o conhecimento deste género de música e em que contexto, para que o conhecimento seja dialogado, discutido e partilhado entre pares;
Tentar identificar, auditivamente, alguns timbres instrumentais usados no acompanhamento instrumental da canção;
Identificar, auditivamente, alguns timbres instrumentais usados no acompanhamento instrumental da canção;
Procurar encontrar e estabelecer as diferenças entre música antiga e a música atual (contemporânea).
Traduzir o texto em castelhano (espanhol) para português
Ler o texto e explicar o seu significado;
Dizer o texto sem andamento pré-definido até que os alunos o aprendam em termos de pronunciação e dicção;
Ler o texto com o andamento definido na pauta musical, ouvindo ao mesmo tempo a versão áudio – melodia com acompanhamento;
Omitir palavras previamente combinadas para assim melhor facilitar a memorização frásica;
Ouvir as gravações disponíveis na internet aqui fornecidas, interpretadas por intérpretes profissionais, para escutar e aprender a pronúncia correta do castelhano.
Criar mímicas alusivas ao texto;
Acompanhar a música com a marcação corporal da pulsação e posteriormente do ritmo da canção;
Estimular a memorização da canção através da alternância e troca das várias partes do texto por grupos de alunos da turma, que poderão ser constituídos com base nas suas idades, localização espacial, género ou escolha individual.
Ouvir a versão áudio – melodia com acompanhamento e trautear a melodia, sem recorrer ao texto, as vezes necessárias para que os alunos a aprendam, acrescentando-lhe a letra posteriormente;
Dividir a turma em função da forma da música, estimulando primeiro a aprendizagem parcial da canção e posteriormente toda a canção;
Cantar a canção interpretando várias intensidades (p, m-f e f);
Cantar a canção expressando diferentes emoções e sentimentos;
Cantar a canção à capella (sem acompanhamento) para ter uma melhor perceção da afinação;
Cantar a canção com acompanhamento instrumental de ostinatos harmónicos básicos e/ou execução instrumental da melodia executados por alunos que não a cantem;
Cantar a canção atribuindo as partes da melodia que são tocadas no arranjo por diferentes instrumentos, a alunos ou grupos de alunos distintos, como forma de conhecer, reconhecer e associar timbres instrumentais com timbres vocais.
Ouvir diversos músicos especialistas e profissionais |1| |2| |3| |4| |5| a cantar este género musical.
Venid a sospirar
al verde prado
al verde prado
Comigo zagalejos
Comigo zagalejos
y vos pastores
Pues muero sin morir
de mal damores
de mal damores
de mal damores