This website uses cookies to improve your browsing experience, security and website performance. For more information about cookies and the processing of your personal data, see our Privacy Policy. Proceed

Early music

Venid a sospirar al verde prado

Venid a sospirar é um terceto português de autor anónimo do século XVI, de temática sentimental/amorosa.

Pertence à polifonia profana do período renascentista, faz parte do “Cancioneiro de Elvas” e do “Cancioneiro de Belém”.

GÉNERO MUSICAL

 

Explorar com as crianças o conceito de Música Antiga:

  • Situá-la cronologicamente no tempo;

  • Enquadrá-la historicamente;

  • Contextualizá-la socialmente;

  • Explicar e mostrar visual e auditivamente (cd, dvd ou internet), em termos organológicos (descrição e classificação dos instrumentos musicais), os instrumentos musicais que se usavam na época;

  • Indagar e questionar sobre o conhecimento deste género de música e em que contexto, para que o conhecimento seja dialogado, discutido e partilhado entre pares;

  • Tentar identificar, auditivamente, alguns timbres instrumentais usados no acompanhamento instrumental da canção;

  • Identificar, auditivamente, alguns timbres instrumentais usados no acompanhamento instrumental da canção;

  • Procurar encontrar e estabelecer as diferenças entre música antiga e a música atual (contemporânea).

 

TEXTO E RITMO

 

  • Traduzir o texto em castelhano (espanhol) para português

  • Ler o texto e explicar o seu significado;

  • Dizer o texto sem andamento pré-definido até que os alunos o aprendam em termos de pronunciação e dicção;

  • Ler o texto com o andamento definido na pauta musical, ouvindo ao mesmo tempo a versão áudio – melodia com acompanhamento;

  • Omitir palavras previamente combinadas para assim melhor facilitar a memorização frásica;

  • Ouvir as gravações disponíveis na internet aqui fornecidas, interpretadas por intérpretes profissionais, para escutar e aprender a pronúncia correta do castelhano.

  • Criar mímicas alusivas ao texto;

  • Acompanhar a música com a marcação corporal da pulsação e posteriormente do ritmo da canção;

  • Estimular a memorização da canção através da alternância e troca das várias partes do texto por grupos de alunos da turma, que poderão ser constituídos com base nas suas idades, localização espacial, género ou escolha individual.

 

MELODIA E FORMA

 

  • Ouvir a versão áudio – melodia com acompanhamento e trautear a melodia, sem recorrer ao texto, as vezes necessárias para que os alunos a aprendam, acrescentando-lhe a letra posteriormente;

  • Dividir a turma em função da forma da música, estimulando primeiro a aprendizagem parcial da canção e posteriormente toda a canção;

  • Cantar a canção interpretando várias intensidades (p, m-f e f);

  • Cantar a canção expressando diferentes emoções e sentimentos;

  • Cantar a canção à capella (sem acompanhamento) para ter uma melhor perceção da afinação;

  • Cantar a canção com acompanhamento instrumental de ostinatos harmónicos básicos e/ou execução instrumental da melodia executados por alunos que não a cantem;

  • Cantar a canção atribuindo as partes da melodia que são tocadas no arranjo por diferentes instrumentos, a alunos ou grupos de alunos distintos, como forma de conhecer, reconhecer e associar timbres instrumentais com timbres vocais.

 

SABER MAIS

 

Ouvir diversos músicos especialistas e profissionais |1| |2| |3| |4| |5| a cantar este género musical.

 

 

Score
Lyrics

Venid a sospirar al verde prado

 

Venid a sospirar

al verde prado

al verde prado

Comigo zagalejos

Comigo zagalejos

y vos pastores

 

Pues muero sin morir

de mal damores

de mal damores

de mal damores

My List