Este website utiliza cookies para nos ajudar a prestar-lhe um melhor serviço aquando da sua visita ao nosso site. Ao continuar a utilizar este website, está a permitir a nossa utilização destes cookies. Proceed

Early music

Venid a sospirar al verde prado

Venid a sospirar é um terceto português de autor anónimo do século XVI, de temática sentimental/amorosa.

Pertence à polifonia profana do período renascentista, faz parte do “Cancioneiro de Elvas” e do “Cancioneiro de Belém”.

GÉNERO MUSICAL

 

Explorar com as crianças o conceito de Música Antiga:

  • Situá-la cronologicamente no tempo;

  • Enquadrá-la historicamente;

  • Contextualizá-la socialmente;

  • Explicar e mostrar visual e auditivamente (cd, dvd ou internet), em termos organológicos (descrição e classificação dos instrumentos musicais), os instrumentos musicais que se usavam na época;

  • Indagar e questionar sobre o conhecimento deste género de música e em que contexto, para que o conhecimento seja dialogado, discutido e partilhado entre pares;

  • Tentar identificar, auditivamente, alguns timbres instrumentais usados no acompanhamento instrumental da canção;

  • Identificar, auditivamente, alguns timbres instrumentais usados no acompanhamento instrumental da canção;

  • Procurar encontrar e estabelecer as diferenças entre música antiga e a música atual (contemporânea).

 

TEXTO E RITMO

 

  • Traduzir o texto em castelhano (espanhol) para português

  • Ler o texto e explicar o seu significado;

  • Dizer o texto sem andamento pré-definido até que os alunos o aprendam em termos de pronunciação e dicção;

  • Ler o texto com o andamento definido na pauta musical, ouvindo ao mesmo tempo a versão áudio – melodia com acompanhamento;

  • Omitir palavras previamente combinadas para assim melhor facilitar a memorização frásica;

  • Ouvir as gravações disponíveis na internet aqui fornecidas, interpretadas por intérpretes profissionais, para escutar e aprender a pronúncia correta do castelhano.

  • Criar mímicas alusivas ao texto;

  • Acompanhar a música com a marcação corporal da pulsação e posteriormente do ritmo da canção;

  • Estimular a memorização da canção através da alternância e troca das várias partes do texto por grupos de alunos da turma, que poderão ser constituídos com base nas suas idades, localização espacial, género ou escolha individual.

 

MELODIA E FORMA

 

  • Ouvir a versão áudio – melodia com acompanhamento e trautear a melodia, sem recorrer ao texto, as vezes necessárias para que os alunos a aprendam, acrescentando-lhe a letra posteriormente;

  • Dividir a turma em função da forma da música, estimulando primeiro a aprendizagem parcial da canção e posteriormente toda a canção;

  • Cantar a canção interpretando várias intensidades (p, m-f e f);

  • Cantar a canção expressando diferentes emoções e sentimentos;

  • Cantar a canção à capella (sem acompanhamento) para ter uma melhor perceção da afinação;

  • Cantar a canção com acompanhamento instrumental de ostinatos harmónicos básicos e/ou execução instrumental da melodia executados por alunos que não a cantem;

  • Cantar a canção atribuindo as partes da melodia que são tocadas no arranjo por diferentes instrumentos, a alunos ou grupos de alunos distintos, como forma de conhecer, reconhecer e associar timbres instrumentais com timbres vocais.

 

SABER MAIS

 

Ouvir diversos músicos especialistas e profissionais |1| |2| |3| |4| |5| a cantar este género musical.

 

 

Score
Lyrics

Venid a sospirar al verde prado

 

Venid a sospirar

al verde prado

al verde prado

Comigo zagalejos

Comigo zagalejos

y vos pastores

 

Pues muero sin morir

de mal damores

de mal damores

de mal damores

TAGS
natureza prado sofrimento morte
My List