Conversar com o grupo sobre o conceito de Música Antiga:
Situá-la cronologicamente no tempo;
Enquadrá-la historicamente;
Contextualizá-la socialmente;
Explicar e mostrar visual e auditivamente (cd, dvd ou internet), em termos organológicos (descrição e classificação dos instrumentos musicais), os instrumentos musicais que se usavam na época;
Ouvindo a versão áudio voz com acompanhamento tentar identificar, auditivamente, alguns timbres instrumentais usados no acompanhamento instrumental da canção (por exemplo o alaúde);
O professor conversa sobre o significado do texto;
Dizer o texto sem andamento pré-definido até que o grupo o aprenda em termos de pronunciação e dicção;
Ler o texto com o andamento definido na partitura, ouvindo ao mesmo tempo a versão áudio – voz com acompanhamento;
Omitir palavras previamente combinadas para assim melhor facilitar a memorização frásica;
Acompanhar a música com a marcação corporal da pulsação e posteriormente do ritmo da canção;
Trautear a melodia, sem texto, por frases repetindo de forma expressiva e variada até que o grupo interiorize a melodia, acrescentando-lhe a letra posteriormente;
Dividir o grupo em função da forma da música (ABA), um grupo canta a parte A e o outro a B e depois trocam e posteriormente todos cantam toda a canção;
Cantar a canção com a versão áudio melodia com acompanhamento interpretando várias intensidades (p, mf e f);
Cantar a canção expressando diferentes emoções e sentimentos;
Cantar a canção à capella (sem acompanhamento) para terem uma melhor perceção da afinação;
Cantar a canção com acompanhamento instrumental de ostinatos harmónicos básicos e/ou execução instrumental da melodia executados por alunos que não a cantem;
Acompanhar a canção com instrumentos de percussão da sala de aula e/ou sons corporais que possam assemelhar-se ou complementar alguns usados nas gravações ouvidas e/ou visionadas;
Cantar a canção associando a sua pulsação ao movimento livre e indiferenciado que a mesma induz a cada um dos alunos, explorando-a enquanto indutora de liberdade interpretativa e criativa;
Ouvir outras versões |1| |2| disponíveis com músicos especialistas e profissionais a cantar este género musical.
Non tendes cama, bom Jesus, não.
Non tendes cama senão no chão.
Non tendes cama senão no chão.
Sendo filho de Deus eterno,
Non tendes cama senão de feno.
Sendo Vós Deus humanado,
Nas palhas estais lançado.
Non tendes cama, bom Jesus, não.
Non tendes cama senão no chão.
Non tendes cama senão no chão.