A melodia está no modo de Ré (Dórico) e tem um âmbito de 6ª Maior [Dó 3 – Lá 3].
É constituída por intervalos melódicos de 2ª (M) e 3ª (m e M).
As frases melódicas coincidem com os versos das estrofes, marcadas por uma linha ascendente inicial e descendente no final.
A melodia está escrita nos compasso 2/4, binário de tempos de divisão binária.
O ritmo é silábico, com uma estreita ligação com a prosódia do texto. e quase exclusivamente escrito em colcheias, semínimas e semínimas pontuadas.
O andamento é Allegro Moderato se for sentido a tempo (semínima), ou uma marcha mais lenta se for sentido como compasso unitário.
Forma ternária (ABA).
A melodia divide-se em três partes que se repetem: A B A.
As repetições da melodia não correspondem a repetições do texto.
O arranjo segue o plano formal seguinte: Introd. A B A Coda.
O arranjo procura manter uma sonoridade renascentista usando alguns instrumentos da época. Mantém a polifonia/harmonia original (4 vozes no instrumental) do Vilancico. Nas partes instrumentais é sugerido um ambiente de marcha imponente, com a massa sonora dos sopros de metal e as percussões. Na parte vocal, o acompanhamento é feito por instrumentos de corda.
A canção é cantada uma vez, antecedida e sucedida por partes instrumentais que apresentam toda a canção: A B A.
Entra Mayo y sale Abril,
tan garridico le vi venir.
Entra Mayo
con sus flores,
sale Abril
con sus amores,
y los dulces amadores
comienzan a bien servir.