Conversar com o grupo sobre o conceito de Música Antiga:
Situá-la cronologicamente no tempo;
Enquadrá-la historicamente;
Contextualizá-la socialmente;
Explicar e mostrar visual e auditivamente (cd, dvd ou internet), em termos organológicos (descrição e classificação dos instrumentos musicais), os instrumentos musicais que se usavam na época;
Ouvindo a versão áudio voz com acompanhamento tentar identificar, auditivamente, alguns timbres instrumentais usados no acompanhamento instrumental da canção (por exemplo o baixo e a bateria);
Procurar encontrar e estabelecer as diferenças entre música antiga e a música atual (contemporânea).
Traduzir o texto, em castelhano (espanhol), para português e conversar sobre o seu significado;
Dizer o texto sem andamento pré-definido até que o grupo o aprenda em termos de pronunciação e dicção;
Ler o texto com o andamento definido na partitura, ouvindo ao mesmo tempo a versão áudio – voz com acompanhamento;
Omitir palavras previamente combinadas, facilitando a memorização frásica;
Acompanhar a música com a marcação corporal da pulsação e, posteriormente, do ritmo melódico da canção;
Estimular a memorização da canção através da alternância e troca das várias partes do texto por grupos diferentes.
Trautear a melodia, sem texto, por frases, repetindo de forma expressiva e variada até que o grupo interiorize a melodia, acrescentando-lhe a letra posteriormente;
Dividir o grupo em função da forma da música (A A' A'): um grupo canta a parte A e o outro a A', depois trocam e posteriormente todos cantam toda a canção;
Cantar a canção com a versão áudio melodia com acompanhamento interpretando-a com várias intensidades (p, mf e f);
Cantar a canção expressando diferentes emoções e sentimentos;
Cantar a canção a cappella (sem acompanhamento) para terem uma melhor perceção da afinação;
Cantar a canção com acompanhamento instrumental de ostinatos harmónicos básicos e/ou execução instrumental da melodia (executados por alunos que não a cantem).
Acompanhar a canção com instrumentos de percussão da sala de aula e/ou sons corporais que possam assemelhar-se ou complementar alguns usados nas gravações ouvidas e/ou visionadas;
Cantar a canção associando a sua pulsação ao movimento livre e indiferenciado que a mesma induza a cada um dos alunos, explorando-a enquanto indutora de liberdade interpretativa e criativa.
Dos estrellas
le siguen,
morena, morena,
y dan luz al sol:
va de apuesta,
señora,
morena,
morena,
que esos ojos son.