Este website utiliza cookies para nos ajudar a prestar-lhe um melhor serviço aquando da sua visita ao nosso site. Ao continuar a utilizar este website, está a permitir a nossa utilização destes cookies. Proceed

Early music

Dos estrellas le siguen

Dos estrellas le siguen é um Vilancete de Manuel Machado escrito no século XVI em Espanha, insere-se no género de música ibérica da renascença. Escrita originalmente a quatro vozes, em homofonia. Integra o “Cancioneiro de la Sablonara”.

Música de temática amorosa.

GÉNERO MUSICAL

 

Conversar com o grupo sobre o conceito de Música Antiga:

  • Situá-la cronologicamente no tempo;

  • Enquadrá-la historicamente;

  • Contextualizá-la socialmente;

  • Explicar e mostrar visual e auditivamente (cd, dvd ou internet), em termos organológicos (descrição e classificação dos instrumentos musicais), os instrumentos musicais que se usavam na época;

  • Ouvindo a versão áudio voz com acompanhamento tentar identificar, auditivamente, alguns timbres instrumentais usados no acompanhamento instrumental da canção (por exemplo o baixo e a bateria);

  • Procurar encontrar e estabelecer as diferenças entre música antiga e a música atual (contemporânea).

 

TEXTO E RITMO

 

  • Traduzir o texto, em castelhano (espanhol), para português e conversar sobre o seu significado;

  • Dizer o texto sem andamento pré-definido até que o grupo o aprenda em termos de pronunciação e dicção;

  • Ler o texto com o andamento definido na partitura, ouvindo ao mesmo tempo a versão áudio – voz com acompanhamento;

  • Omitir palavras previamente combinadas, facilitando a memorização frásica;

  • Acompanhar a música com a marcação corporal da pulsação e, posteriormente, do ritmo melódico da canção;

  • Estimular a memorização da canção através da alternância e troca das várias partes do texto por grupos diferentes.

 

MELODIA E FORMA

 

  • Trautear a melodia, sem texto, por frases, repetindo de forma expressiva e variada até que o grupo interiorize a melodia, acrescentando-lhe a letra posteriormente;

  • Dividir o grupo em função da forma da música (A A' A'): um grupo canta a parte A e o outro a A', depois trocam e posteriormente todos cantam toda a canção;

  • Cantar a canção com a versão áudio melodia com acompanhamento interpretando-a com várias intensidades (p, mf e f);

  • Cantar a canção expressando diferentes emoções e sentimentos;

  • Cantar a canção a cappella (sem acompanhamento) para terem uma melhor perceção da afinação;

  • Cantar a canção com acompanhamento instrumental de ostinatos harmónicos básicos e/ou execução instrumental da melodia (executados por alunos que não a cantem).

  • Acompanhar a canção com instrumentos de percussão da sala de aula e/ou sons corporais que possam assemelhar-se ou complementar alguns usados nas gravações ouvidas e/ou visionadas;

  • Cantar a canção associando a sua pulsação ao movimento livre e indiferenciado que a mesma induza a cada um dos alunos, explorando-a enquanto indutora de liberdade interpretativa e criativa.

 

SABER MAIS

 

  • Ouvir versões |1| |2| |3|  de músicos especialistas e profissionais deste género musical.
  • Conhecer e aprender alguns instrumentos e características da música Jazz, que serve de base ao arranjo instrumental.
Song in pdf
Download
Score
Lyrics

Dos estrellas le siguen

 

Dos estrellas

le siguen,

morena, morena,

y dan luz al sol:

 

va de apuesta,

señora,

morena,

morena,

que esos ojos son.

TAGS
estrelas sol
My List