A melodia está no modo de Sol (Mixolídio), transposto para Dó (nota de repouso ou de conclusão), e tem um âmbito de 8ª Perfeita [Dó 3 – Dó 4].
É constituída por intervalos melódicos de 2ª (m e M), 3ª (m e M), 4ª P e 5ª Perfeita.
As frases melódicas coincidem com os versos das estrofes, sendo por vezes separadas por pausas.
A melodia está escrita nos compasso 6/8, binário de tempos de divisão ternária que alterna por vezes com o compasso 3/4, ternário de tempos de divisão binária.
O ritmo é silábico, com uma estreita ligação com a prosódia do texto. e quase exclusivamente escrito em colcheias, semínimas e semínimas pontuadas. Sobretudo na 1ª frase são de notas as entradas em anacruse dos motivos.
O andamento é lento em relação aos compassos em 6/8 (Adagio), com a sensação pontual de andamento moderado (Andante) nos ajustamentos à prosódia escritos em 3/4.
Forma binária (AB).
A melodia divide-se em duas partes que se repetem, a segunda com variações: A B B’B’A B.
As repetições da melodia só correspondem a repetições do texto na parte B. Na parte A está indicado no texto o 1º e 4º versos, na parte B’ o 2º e 3º versos.
O arranjo segue o plano formal seguinte: Introd. A B B’ B’ A B.
O arranjo procura manter uma sonoridade renascentista usando alguns instrumentos da época. Mantém a polifonia/harmonia original (3 vozes no instrumental) do Vilancico.
A canção é cantada uma vez, antecedida por uma parte instrumental que toca A B e metade de B’.
A textura musical é pouco densa, usando instrumentos de percussão para acompanhar os instrumentos que interpretam as frases melódicas.
A la villa voy,
De la villa vengo,
De la villa,
De la villa vengo.
Si no son amores,
No sé que me tengo
Si no son amores,
No sé que me tengo.
Tengo mi cuidado
Con dolor crecido,
Tengo mi cuidado
Con dolor crecido.
Y es aborrecido
De mi el ganado.
Y es aborrecido
De mi el ganado.
Llena de dolores
La vida sostengo,
La vida,
La vida sostengo.
Si no son amores,
No sé que me tengo
Si no son amores,
No sé que me tengo.